quarta-feira, junho 24

Cultura

Festival da Mata Atlântica começa em Ubatuba
Cultura, Ubatuba

Festival da Mata Atlântica começa em Ubatuba

A 15ª edição do Festival da Mata Atlântica e a 12ª Semana do Mar começaram em Ubatuba, com o objetivo de integrar agendas ambientais e fortalecer uma identidade coletiva em defesa do bioma. O festival foi criado em 2010 e, desde 2014, também abriga a Semana do Mar, uma iniciativa do Aquário de Ubatuba, Instituto Argonauta e Fundação Projeto Tamar. A abertura oficial será realizada no dia 27 de maio, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, com uma cerimônia que contará com programação especial, palestra e apresentação do Coral Nhamadu Nhemopuã. O secretário adjunto do Meio Ambiente, Jonatas Miguel, destacou que o festival é um momento importante para Ubatuba, pois aproxima a população das questões ambientais e valoriza os saberes das comunidades tradicionais, da ciência e da educaçã...
Estudo internacional sobre baleias-jubarte tem participação de Ilhabela
Cultura, Ilhabela

Estudo internacional sobre baleias-jubarte tem participação de Ilhabela

Um estudo internacional divulgado pela revista científica britânica Royal Society Open Science reforçou a importância da foto-identificação para o monitoramento de baleias-jubarte e revelou deslocamentos inéditos entre Brasil e Austrália. A pesquisa utilizou registros compartilhados na plataforma Happywhale e contou com participação de pesquisadores brasileiros e cientistas-cidadãos, incluindo contribuições feitas em Ilhabela. A técnica de foto-identificação foi fundamental para o desenvolvimento do estudo e permitiu rastrear deslocamentos entre diferentes regiões do planeta. Entre os casos apontados pela pesquisa está o maior deslocamento identificado até agora: uma baleia registrada em 2003, em Abrolhos, no sul da Bahia, foi avistada novamente em 2025 no litoral australiano, completando ...
Ubatuba discute regras de observação de cetáceos
Cultura, Ubatuba

Ubatuba discute regras de observação de cetáceos

A Secretaria de Turismo de Ubatuba, em parceria com o Instituto Argonauta, o Aquário de Ubatuba e o Instituto Baleia Jubarte, realizará uma reunião de alinhamento sobre navegação responsável e avistagem de mamíferos marinhos. O encontro reunirá representantes do setor náutico, instituições ambientais e operadores de turismo para discutir normas e boas práticas relacionadas à observação de cetáceos no litoral norte paulista. Além disso, será realizada uma oficina voltada à capacitação desses operadores e ao alinhamento de procedimentos, normas e boas práticas durante a avistagem de cetáceos no litoral norte paulista. A iniciativa dá continuidade às ações realizadas em 2025, com realização de oficinas reunindo operadores e representantes do setor náutico para discutir protocolos de navegação...
Morre em Ubatuba mulher trans que fez história
Cultura, Ubatuba

Morre em Ubatuba mulher trans que fez história

Waldirene Nogueira, a primeira mulher trans a passar por cirurgia de redesignação sexual no Brasil, morreu em Ubatuba, aos 80 anos. Após o procedimento, em 1971, ela enfrentou uma longa batalha judicial para alterar seu registro de identidade. Sua luta foi marcada por desafios, incluindo a condenação de seu médico por lesão gravíssima. Apenas em 2011, aos 66 anos, Waldirene conseguiu emitir seu RG. Sua história é um testemunho da luta pela igualdade e reconhecimento dos direitos da comunidade transgênero no Brasil. Redação Jornal Expresso RegionalImagens: Divulgação
Ilhabela inicia 31ª Semana da Cultura Caiçara com homenagens
Cultura, Ilhabela

Ilhabela inicia 31ª Semana da Cultura Caiçara com homenagens

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, deu início à 31ª Semana da Cultura Caiçara na última quarta-feira, dia 13. A abertura do evento no Centro Cultural da Vila reuniu moradores, autoridades, estudantes e representantes da cultura local em uma comemoração marcada pela emoção e pelo orgulho de ser caiçara. A secretária de Saúde de Ilhabela, Lúcia Reale, representou o prefeito Toninho Colucci na cerimônia e destacou a importância de preservar as raízes culturais que formam a identidade de Ilhabela. A noite de abertura contou com a apresentação dos alunos da rede municipal de ensino junto ao tradicional Grupo Quebra Chiquinha, reforçando a integração entre as secretarias de Cultura e Educação na valorização das tradições populares dentro do ambiente escolar. Foram prest...
Ilhabela participa da AVISTAR Brasil 2026
Cultura, Ilhabela

Ilhabela participa da AVISTAR Brasil 2026

Ilhabela está participando da AVISTAR Brasil 2026, maior encontro de observação de aves e natureza da América Latina, que acontece de 15 a 17 de maio no Jardim Botânico de São Paulo. O município busca fortalecer sua atuação no birdwatching e no turismo de natureza, segmento que vem ganhando cada vez mais espaço no país e atraindo visitantes de diferentes partes do mundo. Com mais de 390 espécies de aves registradas, Ilhabela é um dos destinos mais relevantes para observadores e amantes da vida silvestre. A cidade contará com estande próprio de 14 metros quadrados, reunindo representantes institucionais, integrantes do Ilhabela Convention & Visitors Bureau, guias especializados e exposição de artesanato local inspirado na fauna regional. A participação também reúne empresários e prestadores...
Ubatuba recebe sede da Coordenadoria de Políticas
Cultura, Ubatuba

Ubatuba recebe sede da Coordenadoria de Políticas

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) inaugurou, em Ubatuba, a nova sede da Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI). Antes da cerimônia oficial, o secretário da SJC, Arthur Lima, visitou a aldeia Renascer Ywyty Guaçu, onde conversou com lideranças e moradores sobre demandas e políticas públicas voltadas às comunidades originárias. A nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, como espaço permanente de atendimento, articulação e encaminhamento de demandas relacionadas aos povos indígenas. Durante a inauguração, autoridades destacaram a importância da criação de um espaço de referência para fortalecer as políticas públicas voltadas às comunidades indígenas do litoral paulista. A prefeita Flavia Pascoal ressaltou o impacto da iniciativa para o municí...
Ubatuba recebe primeira sede da Coordenadoria de Políticas
Cultura, Ubatuba

Ubatuba recebe primeira sede da Coordenadoria de Políticas

A cidade de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, recebeu a primeira sede da Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI) do Estado de São Paulo. A cerimônia de inauguração ocorreu na manhã de quarta-feira, 13, e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, lideranças indígenas e integrantes de secretarias da Prefeitura de Ubatuba. O coordenador estadual da CPPI, Cristiano Kiririndju, destacou que a instalação da sede representa um momento de construção e reconhecimento para os povos indígenas. A sede da CPPI funcionará na rua Esteves da Silva, 510, no Centro da cidade, e passa a concentrar atendimentos e ações voltadas às comunidades indígenas do município e da região. Ubatuba abriga aldeias dos povos Tupi-Guarani e Guarani Mbya, como Aldeia Boa Vista, Aldei...
Congada de São Benedito mantém viva tradição em Ilhabela
Cultura, Ilhabela

Congada de São Benedito mantém viva tradição em Ilhabela

A Congada de São Benedito é uma das mais tradicionais manifestações culturais de Ilhabela. A cidade está mantendo viva essa tradição, que é importante para a comunidade local. A Congada de São Benedito é um evento que reúne a comunidade e promove a preservação da cultura local. A tradição da Congada de São Benedito é uma das mais antigas e respeitadas em Ilhabela, e sua manutenção é fundamental para a identidade cultural da cidade. A comunidade de Ilhabela está trabalhando para preservar essa tradição e garantir que ela continue viva para as gerações futuras. A Congada de São Benedito é um exemplo de como a cultura e a tradição podem ser preservadas e valorizadas em uma comunidade. Redação Jornal Expresso RegionalImagens: Divulgação
Festival da Mata Atlântica celebra 15 anos em Ubatuba
Cultura, Ubatuba

Festival da Mata Atlântica celebra 15 anos em Ubatuba

O Festival da Mata Atlântica de Ubatuba (FEMA) completa 15 anos e será realizado de 22 de maio a 6 de junho. O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e organizações da sociedade civil, instituições de pesquisa, apoiadores e comunidades tradicionais. A programação inclui atividades de educação ambiental, conservação, cultura, ciência e valorização dos saberes do território. O festival também abriga a Semana do Mar, que reforça a conexão entre floresta, rios e oceano. A abertura oficial será realizada no dia 27 de maio, no Teatro Municipal de Ubatuba. Redação Jornal Expresso RegionalImagens: Divulgação