
A cachorra Kona, integrante do Canil da Polícia Municipal de São Sebastião, teve papel decisivo na apreensão de uma grande quantidade de entorpecentes durante uma operação conjunta realizada na noite de quarta-feira, no Posto da Polícia Rodoviária Estadual, localizado no km 80+300 da Rodovia dos Tamoios, em Caraguatatuba. A ação foi realizada em parceria com o Tático Ostensivo Rodoviário, grupo especializado da Polícia Rodoviária Estadual, que solicitou apoio da equipe do Canil para reforçar a fiscalização e combater a entrada de drogas no Litoral Norte. Durante a abordagem a um ônibus que fazia o trajeto entre São Paulo e São Sebastião, Kona sinalizou positivamente para uma mochila localizada no interior do veículo. Diante da indicação, os policiais identificaram o proprietário da bagagem, que foi retirado do ônibus para averiguação. Na vistoria da mochila, foram encontradas 34 porções de maconha, 15 frascos de lança-perfume, além de porções de crack e haxixe. Com o suspeito também foram apreendidos uma faca e um canivete. Em depoimento, ele alegou que os entorpecentes seriam para consumo próprio. Kona é uma pastora belga malinois de 3 anos e 9 meses que trabalha no Canil da Polícia Municipal desde novembro de 2025. Segundo o inspetor Wesley Sobral, responsável pelo Canil, a adaptação e o desempenho da cadela surpreenderam a equipe. A atuação reforça a importância da integração entre as forças de segurança e evidencia a eficiência do trabalho desenvolvido pelo Canil da Polícia Municipal de São Sebastião no apoio às ações de combate ao tráfico de drogas e à criminalidade na região.
Redação Jornal Expresso Regional
Imagens: Divulgação
