quarta-feira, junho 24

Porto de São Sebastião investe R$ 5

O Porto de São Sebastião prevê investir R$ 5,29 milhões em 2026 para fortalecer ações de monitoramento ambiental, prevenção de emergências e programas socioambientais ligados às operações portuárias. O montante integra as condicionantes da licença de operação emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e garantirá a continuidade de 22 programas ambientais permanentes no Litoral Norte paulista. Os recursos serão distribuídos entre diferentes frentes de atuação, com a maior parcela, de R$ 1,69 milhão, sendo destinada às ações de emergência e treinamentos operacionais. Outros R$ 1,65 milhão serão investidos em programas voltados ao meio biótico, enquanto R$ 1,15 milhão financiará iniciativas socioambientais e R$ 800 mil serão aplicados em monitoramentos do meio físico. Entre as atividades previstas estão o acompanhamento de manguezais, da avifauna e da biota aquática, incluindo peixes, plâncton e moluscos. O programa também contempla análises periódicas da qualidade da água, sedimentos e efluentes gerados pelas operações portuárias, além do controle de emissões atmosféricas e de gases de efeito estufa. Segundo o presidente do Porto de São Sebastião, Ernesto Sampaio, o investimento busca conciliar o crescimento das operações portuárias com a preservação ambiental e a segurança operacional.

Redação Jornal Expresso Regional
Imagens: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *