quarta-feira, junho 24

Meio_Ambiente

Prefeitura de São Sebastião apreende materiais em área
Meio_Ambiente

Prefeitura de São Sebastião apreende materiais em área

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizou uma fiscalização na Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia Sahy, localizada na Costa Sul do município. Foram apreendidos materiais utilizados no cercamento de uma área irregular, onde ocorreu desmatamento e indícios de loteamento clandestino. A equipe de agentes fiscais constatou a supressão de vegetação nativa em um terreno recoberto por maciço florestal, além da instalação de cercas no local. Durante a inspeção, também foi registrada a presença de inúmeros exemplares de caixeta, espécie da flora classificada como ameaçada de extinção no Estado de São Paulo. A ação foi motivada por denúncia e decorre de rotina de monitoramento e fiscalização do poder público no enfrentamento ao crescimento desordenado, à ocu...
Litoral Norte carece de mapas de risco atualizados
Meio_Ambiente

Litoral Norte carece de mapas de risco atualizados

O Litoral Norte de São Paulo enfrenta um descompasso entre a dinâmica do território e os instrumentos de planejamento público. Em uma região marcada por encostas instáveis, expansão urbana acelerada e eventos climáticos cada vez mais frequentes, três dos quatro municípios ainda operam com mapeamentos de áreas de risco antigos. Ilhabela e Ubatuba utilizam estudos elaborados em 2006, enquanto Caraguatatuba trabalha com dados de 2010. Apenas São Sebastião possui atualização recente, concluída em 2025. O Conselho Estadual de Mudanças Climáticas aprovou uma moção para atualizar os mapas de risco das cidades do Litoral Norte. A região foi afetada por eventos extremos, como a chuva intensa em São Sebastião em 2023, que deixou 65 mortos e centenas de desabrigados. A ocupação de áreas de risco não ...
Praia das Palmeiras em Caraguatatuba sofre com acúmulo
Meio_Ambiente

Praia das Palmeiras em Caraguatatuba sofre com acúmulo

A Praia das Palmeiras, em Caraguatatuba, está enfrentando problemas de acúmulo de lixo e falta de manutenção. Moradores da região têm reclamado constantemente sobre a situação, que se tornou mais visível nos finais de semana, quando o fluxo de turistas aumenta. A comunidade está pedindo uma resposta mais efetiva do poder público para resolver o problema. A Prefeitura de Caraguatatuba e os vereadores também estão sendo questionados sobre a falta de limpeza urbana e manutenção das áreas turísticas. A conservação das praias é considerada prioridade para garantir a qualidade ambiental e manter uma boa imagem da cidade para os visitantes. Redação Jornal Expresso RegionalVídeo: Divulgação
Equipe do Corpo de Bombeiros captura tamanduá no Contorno
Meio_Ambiente

Equipe do Corpo de Bombeiros captura tamanduá no Contorno

Um tamanduá foi capturado por uma equipe do Corpo de Bombeiros no Contorno Norte da Rodovia dos Tamoios, em Caraguatatuba, por volta da 00h15 deste domingo. O animal estava em risco de atropelamento e foi resgatado pela equipe que retornava de uma ocorrência no bairro Canta Galo. A captura foi realizada de forma segura e o tamanduá foi retirado da rodovia, evitando um possível acidente. A ação rápida e eficaz da equipe do Corpo de Bombeiros garantiram a segurança do animal e dos motoristas que trafegavam pela rodovia. Redação Jornal Expresso RegionalImagens: Divulgação
Caraguatatuba intensifica fiscalização ambiental
Meio_Ambiente

Caraguatatuba intensifica fiscalização ambiental

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, intensificou as ações de combate a crimes ambientais na cidade. As operações, realizadas com apoio da Polícia Militar Ambiental, foram direcionadas por monitoramento técnico e também por denúncias da população, com foco na prevenção de danos e na interrupção de práticas irregulares. Durante o período, foram realizadas 27 vistorias pela fiscalização para atendimento a denúncias. As diligências resultaram na emissão de 10 notificações para esclarecimentos e seis autuações após a constatação de irregularidades. As ações foram concentradas, de forma estratégica, nos bairros Parque Imperial, Sumaré, Morro do Algodão, Pegorelli e Tabatinga. A Prefeitura ressalta que qualquer intervenção ambiental depende...
Quatro gaviões e outros animais retornam ao habitat
Meio_Ambiente

Quatro gaviões e outros animais retornam ao habitat

Quatro gaviões, uma coruja e um quero-quero foram devolvidos ao seu habitat natural no litoral de São Paulo após passarem por tratamento no Orquidário de Santos. O retorno dos animais à Área de Proteção Ambiental ocorreu na sexta-feira, 24. Esses animais receberam cuidados necessários para sua recuperação e agora estão de volta ao seu ambiente natural. A ação de devolver esses animais ao seu habitat é importante para a preservação da biodiversidade e do equilíbrio do ecossistema na região. Redação Jornal Expresso RegionalImagens: Divulgação
Prainha em Caraguatatuba está livre de poluição após ação
Meio_Ambiente

Prainha em Caraguatatuba está livre de poluição após ação

A Prainha, uma das praias mais conhecidas de Caraguatatuba, está há quatro semanas seguidas sendo classificada como 'própria' para banho pela Cetesb. Isso ocorre após as ações adotadas pela Sabesp e Prefeitura para identificar e combater as causas da poluição que deixava as águas da praia inadequadas para uso. A poluição era causada por extravasamento de esgoto de três prédios comerciais e residenciais instalados na praia. A fiscalização da prefeitura e da Sabesp constatou o entupimento de algumas redes de esgoto, que foi solucionado. Com isso, a praia está agora livre de poluição e própria para banho. A ação foi um sucesso e demonstra a importância da fiscalização e manutenção das redes de esgoto para garantir a qualidade das águas. Redação Jornal Expresso RegionalImagens: Divulgação...
São Sebastião realiza 1º Baleia Week com foco
Meio_Ambiente

São Sebastião realiza 1º Baleia Week com foco

A Prefeitura de São Sebastião está realizando o 1º Baleia Week, um evento gratuito que reúne ações educativas e culturais para ampliar a conscientização sobre a preservação dos ecossistemas marinhos. O evento faz parte das ações da prefeitura para promover a educação ambiental e a cultura oceânica. A programação inclui atividades voltadas para a comunidade, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da preservação do meio ambiente marinho. O evento é uma iniciativa da prefeitura para promover a conscientização ambiental e a cultura oceânica em São Sebastião. Redação Jornal Expresso RegionalImagens: Divulgação
Governo de SP distribui guias sobre incêndios florestais
Meio_Ambiente

Governo de SP distribui guias sobre incêndios florestais

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), iniciou a distribuição gratuita de 2 mil exemplares de um guia com orientações sobre incêndios florestais. Essa ação faz parte das medidas preventivas em todo o estado durante a fase amarela da Operação SP Sem Fogo, que antecede o período de maior risco de incêndios. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do combate aos incêndios florestais. A distribuição do guia é uma das ações da Operação SP Sem Fogo, que visa reduzir o número de incêndios florestais no estado. Além disso, a operação inclui outras medidas preventivas, como a realização de fiscalizações e a criação de brigadas de combate a incêndios. A prevenção de incêndios florestais é fundamental para...
Litoral norte tem 10 praias impróprias para banho
Meio_Ambiente

Litoral norte tem 10 praias impróprias para banho

De acordo com a CETESB, o Litoral Norte de São Paulo tem 10 praias impróprias para banho. Essa informação é importante para os moradores e turistas que frequentam a região. A CETESB é responsável por monitorar a qualidade das águas das praias e emitir relatórios sobre a sua condição. A presença de poluentes e bactérias nas águas pode ser prejudicial à saúde humana, por isso é fundamental verificar a qualidade das praias antes de frequentá-las. O Litoral Norte de São Paulo é uma região popular para o turismo, com muitas praias e atrações naturais. No entanto, a presença de praias impróprias para banho é um problema que precisa ser abordado. A CETESB trabalha para melhorar a qualidade das águas das praias e garantir a segurança dos banhistas. É importante que os moradores e turistas fiquem a...