quarta-feira, junho 24

Meio_Ambiente

Prainha em Caraguatatuba volta a ter águas impróprias
Caraguatatuba, Meio_Ambiente

Prainha em Caraguatatuba volta a ter águas impróprias

A Prainha, uma das praias mais conhecidas e frequentadas de Caraguatatuba, voltou a ser classificada como imprópria para banho após ficar durante quatro semanas seguida com suas águas 'próprias' para uso. O problema foi identificado como entupimento de redes e caixas de inspeção de três estabelecimentos à beira-mar, que fazia com que o esgoto extravasasse para a tubulação de águas pluviais e chegasse ao mar, poluindo a praia. A Sabesp e a Prefeitura de Caraguatatuba haviam resolvido o problema anteriormente, mas a praia indicou poluição nas semanas de 26 de abril e 3 de maio. A poluição era causada por esgoto que extravasava para a tubulação de águas pluviais e chegava ao mar. Redação Jornal Expresso RegionalImagens: Divulgação
Litoral Norte tem seis praias impróprias para banho
Litoral Norte, Meio_Ambiente

Litoral Norte tem seis praias impróprias para banho

O mais recente boletim de balneabilidade divulgado pela CETESB nesta quinta-feira (7) apresentou um cenário positivo para moradores e turistas que pretendem aproveitar as praias do Litoral Norte de São Paulo durante o fim de semana. De acordo com o levantamento, das 98 praias monitoradas na região, 92 estão classificadas como próprias para banho. Apenas seis pontos aparecem com bandeira vermelha em todo o Litoral Norte. Ubatuba registra apenas dois pontos impróprios No município de Ubatuba, das 35 praias analisadas, somente duas foram consideradas impróprias para banho nesta semana: o Rio Itamambuca e a Praia do Itaguá, nos dois pontos localizados na Avenida Leovigildo Dias Vieira. As demais praias da cidade seguem liberadas para os banhistas. Caraguatatuba tem apenas uma praia imprópria E...
Instituto Conservação Costeira cobra medidas contra atropelamento de fauna
Meio_Ambiente, São Sebastião

Instituto Conservação Costeira cobra medidas contra atropelamento de fauna

Após a morte de uma jaguatirica em São Sebastião, o Instituto Conservação Costeira (ICC) protocolou um pedido de medidas urgentes contra o atropelamento de fauna na Rio-Santos. O ICC cobra do estado a implantação de passagens de fauna e sinalização. A morte da jaguatirica é mais um exemplo da necessidade de ações para proteger a fauna na região. O ICC está trabalhando para garantir a segurança dos animais e a preservação do meio ambiente. Redação Jornal Expresso RegionalImagens: Divulgação
Ubatuba inaugura centro de emergências de monitoramento climático
Meio_Ambiente, Ubatuba

Ubatuba inaugura centro de emergências de monitoramento climático

A prefeita de Ubatuba, Flávia Pascoal, inaugurou o novo Centro de Gerenciamento de Emergências, que opera 24 horas e reforça as ações de prevenção de desastres no litoral norte de São Paulo. O centro é uma resposta às necessidades de monitoramento climático e gestão de emergências na região. A iniciativa visa melhorar a capacidade de resposta da prefeitura em situações de crise, como enchentes e deslizamentos de terra, que frequentemente afetam a cidade. Com a operação do centro, a prefeitura busca reduzir os riscos e minimizar os danos causados por desastres naturais. O centro de gerenciamento de emergências é uma medida importante para a segurança e o bem-estar da população de Ubatuba. Redação Jornal Expresso RegionalImagens: Divulgação
ICC solicita proteção após jaguatirica morta na Rio‑Santos
Meio_Ambiente, São Sebastião

ICC solicita proteção após jaguatirica morta na Rio‑Santos

Uma jaguatirica (Leopardus pardalis) foi encontrada atropelada na noite de domingo, 3 de abril, na Rodovia Rio‑Santos (SP‑055), a cerca de 500 metros da entrada do bairro Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião. O animal foi localizado sem vida, reacendendo a preocupação com os frequentes atropelamentos de fauna silvestre ao longo do Litoral Norte paulista. Moradores e ambientalistas apontam o trecho como de intenso fluxo de veículos, iluminação insuficiente e recorrência de mortes de veados, tatus e outros felinos. O Instituto Conservação Costeira (ICC) enviou ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) o Ofício 66/2025, exigindo providências urgentes para garantir maior segurança tanto para a fauna quanto para as comunidades residentes nas margens da rodovia. O documento destaca ...
Megatsunami no Alasca é o 2º maior da história
Meio_Ambiente

Megatsunami no Alasca é o 2º maior da história

Um megatsunami no Alasca, gerado por um deslizamento de terra, é considerado o segundo maior da história. A onda gigante, que varreu um fiorde remoto no sudeste do Alasca, deixou destruição em seu rastro. Cerca de 64 milhões de metros cúbicos de rocha despencaram na água abaixo, criando uma onda de quase 500 metros de altura. O evento ocorreu no verão passado, mas uma nova análise científica mostra que foi causado por um grande deslizamento de terra. Bretwood Higman, geólogo do Alasca, disse que foi 'por pouco' e que 'sabemos que havia pessoas que quase estiveram no lugar errado'. Essas ondas enormes, chamadas de megatsunamis, acontecem quando um deslizamento de terra causado por derretimento de geleiras ocorre. Redação Jornal Expresso RegionalImagens: Divulgação
Festival da Mata Atlântica promove educação ambiental em Bertioga
Bertioga, Meio_Ambiente

Festival da Mata Atlântica promove educação ambiental em Bertioga

O Festival da Mata Atlântica está acontecendo em Bertioga, com foco na educação ambiental. O evento destaca o trabalho dos monitores durante atividades ao ar livre e trilhas ecológicas. A iniciativa visa promover a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. Durante o festival, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a Mata Atlântica e sua biodiversidade. Além disso, haverá shows e outras atividades culturais. O festival é uma oportunidade para que as pessoas sejam envolvidas em ações de preservação ambiental e sejam conscientizadas sobre a importância de proteger a natureza. Redação Jornal Expresso RegionalImagens: Divulgação
Caraguatatuba retira 1,1 tonelada de resíduos em abril
Caraguatatuba, Meio_Ambiente

Caraguatatuba retira 1,1 tonelada de resíduos em abril

As ações de limpeza realizadas em Caraguatatuba resultaram na retirada de 1.192 quilos de resíduos em abril. Foram promovidas 21 ações, conduzidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. As atividades integram um programa permanente de limpeza que abrange praias, áreas de vegetação especialmente protegidas e pontos turísticos. O trabalho é realizado de forma manual, o que garante a retirada de resíduos sem causar impactos aos ecossistemas sensíveis. Entre os resíduos que foram encontrados estão fraldas, garrafas, bitucas de cigarro e peças de vestuário. Somente em abril, foram recolhidas mais de duas mil bitucas de cigarro e mais de sete mil itens plásticos, incluindo microplásticos, garrafas PET, canudos e tampas. As ações seguiram um cronograma diário e contemplaram locais...
Onça-parda é atropelada na rodovia de Mairiporã
Mairiporã, Meio_Ambiente

Onça-parda é atropelada na rodovia de Mairiporã

Uma onça-parda foi encontrada morta na madrugada de sábado (2) próximo ao Rio Juqueri e ao Parque Estadual Juquery, na Rodovia Prefeito Luís Salomão Chamma, em Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo. A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), registrou a causa da morte como atropelamento. O animal, identificado como fêmea, foi removido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) após a denúncia feita à Secretaria de Meio Ambiente de Mairiporã. Esta é a segunda morte de onça-parda na região metropolitana em menos de quatro meses. O Parque Estadual Juquery, localizado a menos de seis quilômetros do local, é a última área de Cerrado remanescente na região e abriga diversas espécies silvestres. A Fundação Florestal ressaltou q...
Ressaca atinge Praia da Sununga em Ubatuba
Meio_Ambiente, Ubatuba

Ressaca atinge Praia da Sununga em Ubatuba

Uma intensa ressaca atingiu a Praia da Sununga, em Ubatuba, nesta segunda-feira (04), provocando cenas impressionantes e de risco para moradores e turistas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento exato em que uma sequência de ondas de grande intensidade avança sobre a faixa de areia, ultrapassando os limites naturais e invadindo a área de um quiosque. A água, com forte impacto, arrastou cadeiras, mesas, bicicletas e surpreendeu quem estava no local, gerando correria e apreensão. A Praia da Sununga é conhecida como a “Praia do Tombo” e é referência mundial na prática de skimboard, justamente por suas ondas que quebram com força e proximidade da areia. No entanto, o episódio registrado nesta segunda-feira superou o comportamento habitual do mar na região, transformando um c...