domingo, junho 28

Política

Eduardo Bolsonaro marcou interrogatório para 14 de abril
Brasil, Mundo, Política

Eduardo Bolsonaro marcou interrogatório para 14 de abril

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, marcou para o dia 14 de abril um interrogatório no Brasil. Ele está atualmente nos Estados Unidos, onde vive há cerca de um ano. Eduardo é acusado de atuar nos EUA para pressionar o Judiciário brasileiro às vésperas do julgamento da trama golpista, no qual seu pai foi condenado. A medida foi tomada após a Justiça brasileira expedir um mandado de prisão preventiva contra ele. O interrogatório é uma das etapas do processo que pode levar à prisão do ex-deputado. A data e o local do interrogatório ainda não foram divulgados. A defesa de Eduardo Bolsonaro ainda não se manifestou oficialmente sobre a marcação do interrogatório.
Política

Eduardo Bolsonaro marcou interrogatório para 14 de abril

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, marcou para o dia 14 de abril um interrogatório no Brasil. Ele está atualmente nos Estados Unidos, onde vive há cerca de um ano. Eduardo é acusado de atuar nos EUA para pressionar o Judiciário brasileiro às vésperas do julgamento da trama golpista, no qual seu pai foi condenado. A medida foi tomada após a Justiça brasileira expedir um mandado de prisão preventiva contra ele. O interrogatório é uma das etapas do processo que pode levar à prisão do ex-deputado. A data e o local do interrogatório ainda não foram divulgados. A defesa de Eduardo Bolsonaro ainda não se manifestou oficialmente sobre a marcação do interrogatório. Leia a matéria completa
Política

MP investiga suposto superfaturamento em obras de molhes

A Ministério Público (MP) abriu uma investigação para apurar possíveis irregularidades em uma obra de construção de molhes no município de Caraguatatuba. De acordo com a perícia contratada pela prefeitura, os serviços executados somam R$ 11 milhões, mas a administração anterior teria pago R$ 54,5 milhões pela obra. Essa diferença de R$ 43,5 milhões suscita suspeitas de superfaturamento e má gestão de recursos públicos. A investigação visa esclarecer as circunstâncias em que essa diferença foi cobrada e se há indícios de irregularidades na administração anterior. A perícia também busca identificar os responsáveis pela gestão da obra e os motivos que levaram a esse suposto superfaturamento. A decisão de abrir a investigação é um passo importante para garantir a transparência e a responsabili...
Mar Sem Lixo retira 133 toneladas de resíduos do oceano paulista
Geral, Política

Mar Sem Lixo retira 133 toneladas de resíduos do oceano paulista

A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), anunciou o avanço do programa Mar Sem Lixo, que tem como objetivo reduzir a quantidade de resíduos no oceano e em manguezais do litoral paulista. Desde 2022, o programa já retirou 133,17 toneladas de resíduos do oceano e de manguezais. Além disso, o programa também ultrapassou a marca de R$ 1 milhão em pagamentos a pescadores que participam do programa. Esses pagamentos são feitos em troca da coleta de resíduos e da participação na conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. O programa Mar Sem Lixo é uma iniciativa importante para a proteção do meio ambiente e a redução da poluição no oceano paulista. A Fundação Florestal está trabalhando incans...
Brasil, Política

Lula confirma Geraldo Alckmin como vice na reeleição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o vice-presidente Geraldo Alckmin estará ao seu lado na chapa que disputará a reeleição em 2026. A informação foi divulgada pelo Portal Litoral Notícias, que não forneceu mais detalhes sobre a decisão. A escolha de Alckmin como vice-presidente é considerada importante para a campanha de reeleição do presidente Lula. A notícia foi publicada na página do Portal Litoral Notícias no Facebook.
Irã ameaça atacar instalações de empresas americanas
Mundo, Política

Irã ameaça atacar instalações de empresas americanas

O Irã intensificou sua retaliação contra os Estados Unidos e Israel, ameaçando destruir instalações de empresas americanas no Oriente Médio. O comunicado do governo iraniano citou gigantes da tecnologia como alvos potenciais, incluindo Google e Microsoft. O documento orienta a evacuação de funcionários e moradores das áreas próximas às instalações das empresas americanas. A escalada do conflito entre o Irã e os Estados Unidos e Israel tem sido cada vez mais tensa, com ambos os lados trocando ameaças e realizando operações militares no Oriente Médio. A situação está em constante evolução, e a comunidade internacional segue de perto os desenvolvimentos. A ameaça do Irã de atacar instalações de empresas americanas é uma medida adicional na escalada do conflito, que pode ter consequências sign...
São Paulo amplia monitoramento ambiental por satélite
Política, Tecnologia

São Paulo amplia monitoramento ambiental por satélite

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) realizou um esforço significativo na área de monitoramento ambiental, aumentando em nove vezes a capacidade de vigilância do território paulista nos últimos anos. Essa expansão foi possível graças ao Monitoramento Ambiental por Imagens de Satélite (MAIS), uma ferramenta avançada que utiliza imagens de satélite e análise de dados geoespaciais para identificar alterações na vegetação nativa e detectar possíveis atividades ilegais que possam afetar o meio ambiente. Com essa ferramenta, os agentes ambientais podem acompanhar de perto o estado do meio ambiente em diferentes regiões do estado, permitindo uma fiscalização mais eficaz e preventiva. Além disso, o MAIS também ajuda a identificar áreas de risco e...
Espanha classifica lei de Israel como apartheid
Clima, Política, Saúde

Espanha classifica lei de Israel como apartheid

O premiê da Espanha, Pedro Sánchez, descreveu a lei aprovada pelo Knesset israelense que autoriza execução de palestinos como um passo rumo ao apartheid. A Espanha não é a única nação a criticar a nova legislação. Aliados históricos de Israel, como a Alemanha, também expressaram preocupação com a medida. Em declarações, a chancelaria alemã lamentou a aprovação do texto e afirmou que ele será aplicado quase exclusivamente a palestinos nos territórios ocupados. A lei em questão tem gerado controvérsia internacional, com muitos considerando-a incompatível com os princípios de direitos humanos. A posição da Espanha e da Alemanha reflete a crescente preocupação da comunidade internacional com a situação dos palestinos nos territórios ocupados. A Espanha, como muitos outros países, tem apelado p...
Setur participa de encontro para discussão de plano regional de turismo
Brasil, Caraguatatuba, Clima, Geral, Ilhabela, Obras, Política, São Sebastião, Turismo, Ubatuba

Setur participa de encontro para discussão de plano regional de turismo

Setur participa de encontro para discussão de plano regional de turismo Setur participa de encontro para discussão de plano regional de turismo Mercado do Peixe de Ubatuba terá funcionamento normal durante feriado Artistas podem se inscrever para VII Mostra Coletiva Bárbara Bigosinski Publicado em 31/03/2026 Na última semana, representantes da Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) participaram de um encontro com gestores públicos dos municípios do litoral norte paulista, realizado em São Sebastião. A reunião ocorreu por solicitação do Ministério do Turismo (Mtur) e ...
Itanhaém abre processo seletivo com 100 vagas e salários
Agenda, Educação, Empregos, Política, Saúde, Turismo

Itanhaém abre processo seletivo com 100 vagas e salários

A prefeitura de Itanhaém, cidade localizada no litoral sul do estado de São Paulo, anunciou a abertura de um processo seletivo com 100 vagas para diversos cargos. As oportunidades são destinadas para níveis alfabetizado e médio, oferecendo salários de até R$ 2,5 mil. As inscrições estão abertas desde 6 de abril e se encerram em 14 de maio, com a prova prevista para junho. O processo seletivo visa preencher vagas em áreas como administração, educação e saúde. A cidade tem uma população de cerca de 190 mil habitantes e é conhecida por suas praias e eventos culturais. A abertura de vagas é uma oportunidade para os moradores de Itanhaém e da região se destacarem em suas carreiras. Além disso, a oferta de salários competitivos é um incentivo para que os candidatos se inscrevam e participem do p...