quarta-feira, junho 24

Política

Passarela de acesso ao Mercado de Peixes é interditada por segurança
Clima, Geral, Política, Trânsito, Ubatuba

Passarela de acesso ao Mercado de Peixes é interditada por segurança

A cidade de Ubatuba foi palco de uma medida de segurança preventiva da Defesa Civil, que interditou a passarela de acesso à Ilha dos Pescadores, liga a rua Jordão Homem da Costa ao Mercado Municipal de Peixes. A interdição foi motivada por uma vistoria técnica que identificou risco estrutural na estrutura utilizada para travessia. De acordo com os especialistas, a passarela apresentava problemas de instabilidade e não atendia aos padrões de segurança mínimos. A medida visa garantir a segurança dos pescadores e frequentadores do mercado, evitando possíveis acidentes. A Defesa Civil está trabalhando em conjunto com a prefeitura para desenvolver um plano de intervenção para a reparação ou substituição da passarela. Enquanto isso, os usuários serão obrigados a utilizar outros meios de acesso à...
8 praias de Praia Grande são consideradas impróprias para banho
Política, Saúde, Turismo

8 praias de Praia Grande são consideradas impróprias para banho

A qualidade da água nas praias de Praia Grande, cidade localizada na costa de São Paulo, foi monitorada recentemente e os resultados apontaram que 8 delas estão em níveis de alerta para a entrada de banhistas. De acordo com os dados, essas praias apresentam níveis de poluição elevados devido à presença de esferos de plástico, coliformes fecais e outros contaminantes. A presença desses agentes poluentes pode causar doenças e lesões aos banhistas. É importante lembrar que a qualidade da água pode variar ao longo do tempo e é fundamental verificar os níveis de poluição antes de entrar na água. Além disso, é recomendável evitar a ingestão de água do mar e evitar contato com a água em áreas com níveis de poluição elevados. A prefeitura de Praia Grande já está tomando medidas para melhorar a qua...
SP Águas abre concurso público para 190 vagas em São Paulo
Empregos, Política, Saúde

SP Águas abre concurso público para 190 vagas em São Paulo

A empresa estatal SP Águas, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado de São Paulo (Semil/SP), recebeu autorização do governador Tarcísio de Freitas para realizar um concurso público destinado a preencher vagas em diversas áreas. Com o objetivo de consolidar os processos de regulação, gestão e fiscalização dos recursos hídricos no estado, essa medida visa garantir a sustentabilidade e eficiência na gestão desses recursos naturais. Com a realização desse concurso público, a SP Águas espera selecionar profissionais qualificados para ocupar 190 vagas em diferentes cargos, atendendo a necessidades específicas da empresa e contribuindo para uma gestão mais eficaz dos recursos hídricos disponíveis no estado. Essa iniciativa também busca fortalecer a capacidade...
Frota do Transporte Escolar de Ilhabela garante atendimento à rede municipal
Educação, Ilhabela, Política

Frota do Transporte Escolar de Ilhabela garante atendimento à rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Ilhabela mantém uma estrutura robusta de transporte escolar para garantir que estudantes de diferentes regiões da ilha tenham acesso às unidades de ensino com segurança e regularidade. A frota do transporte escolar foi expandida significativamente ao longo dos anos, atendendo às demandas educacionais crescentes da rede municipal. Atualmente, a Secretaria de Educação conta com 22 ônibus escolares que atendem diariamente escolas localizadas de norte a sul do município. Entre esses veículos, três possuem tração 4×4, permitindo o atendimento de regiões com acesso mais difícil. Além disso, a frota é supervisionada por equipes de profissionais qualificados, garantindo a segurança e a pontualidade do serviço. O desempenho da frota do transporte escolar de Ilh...
São Sebastião promove ação para conscientizar sobre saúde renal
Política, São Sebastião, Saúde

São Sebastião promove ação para conscientizar sobre saúde renal

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou uma ação de conscientização pelo Dia Mundial do Rim, data dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce das doenças renais. A atividade ocorreu no estacionamento da Droga Raia, na Avenida Duque de Caxias, nº 232, na região central do município. A mobilização reuniu profissionais da saúde que orientaram a população sobre cuidados com os rins e hábitos importantes para a manutenção da saúde. Durante a ação foram realizadas abordagens educativas e aferição de pressão arterial, fator diretamente relacionado à saúde renal. Os rins desempenham papel essencial no organismo, pois participam da regulação da pressão arterial, do equilíbrio de líquidos e da filtragem de substâncias presentes no sangue. A campanha deste a...
Banda Racional leva espetáculo musical a São Sebastião no Dia da Cultura Racional
Agenda, Geral, Política

Banda Racional leva espetáculo musical a São Sebastião no Dia da Cultura Racional

Apresentação reúne cerca de 200 integrantes e terá dois desfiles gratuitos na Topolândia e no CentroSão Sebastião recebe, neste domingo (15/3), a apresentação da Banda Racional Universo em Desencanto durante as comemorações do Dia da Cultura Racional no Estado de São Paulo, instituído pela Lei Estadual nº 11.027/2002. O evento conta com a parceria da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass), e integra as ações de v
Casa do Patrimônio receberá exposição do Projeto 'Baú da Dedé'
Agenda, Cultura, Política, São Sebastião

Casa do Patrimônio receberá exposição do Projeto 'Baú da Dedé'

A Casa do Patrimônio em São Sebastião está prestes a abrigar um importante acervo sobre a cultura caiçara. Trata-se do Projeto 'Baú da Dedé', uma iniciativa que torna público um valioso material reunido pela folclorista Iracema França ao longo de cerca de cinco décadas. Este acervo agora passa a integrar o Arquivo Histórico de São Sebastião, onde poderá ser consultado gratuitamente. Além disso, parte do conteúdo também estará disponível online no site www.baudadede.com.br. O evento de lançamento do Projeto 'Baú da Dedé' ocorrerá no dia 17 de março de 2026, das 17h30 às 20h30, e será marcado por uma visita guiada, exibição de um minidocumentário sobre o projeto e abertura de uma pequena exposição que permanecerá em cartaz até julho de 2026. A programação é voltada para pesquisadores, estuda...
ASEC realiza reunião de avaliação do Carnaval 2026 de São Sebastião e anuncia novidades
Agenda, Educação, Geral, Política, Turismo

ASEC realiza reunião de avaliação do Carnaval 2026 de São Sebastião e anuncia novidades

A ASEC – Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas realizou, na última terça-feira (10/3), uma reunião de avaliação e encerramento do Carnaval 2026 de São Sebastião. A festa é realizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), em parceria com a ASEC. O encontro contou com a presença dos presidentes e integrantes das diretorias das oito escolas de samba da cidad
SP isenta IPVA para motos e lança portal de dúvidas
Economia, Política

SP isenta IPVA para motos e lança portal de dúvidas

O governo de São Paulo anunciou a isenção da IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para motocicletas a partir de 2024. Além disso, foi lançado um portal para esclarecer dúvidas sobre o benefício e orientar os motoristas sobre como solicitar a análise. O site oferece informações detalhadas sobre as regras de elegibilidade e os requisitos necessários para receber a isenção. O portal também permite aos usuários buscar respostas às suas perguntas e solicitar ajuda por meio de um sistema de suporte. Com essa medida, o governo espera reduzir a burocracia e facilitar o processo de solicitação da isenção para os motoristas. A medida é considerada benéfica para a classe trabalhadora, pois ajudará a aliviar o impacto financeiro do imposto. A isenção da IPVA também é uma forma de...
Prefeitura fiscaliza empresa de transporte coletivo em Ilhabela
Geral, Ilhabela, Política, Saúde

Prefeitura fiscaliza empresa de transporte coletivo em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela realizou uma ação de fiscalização inédita na empresa Expresso Fênix, responsável pela operação do transporte coletivo no município. A vistoria foi realizada na quarta-feira (11) e contou com a avaliação das condições mecânicas dos 32 ônibus que atualmente atendem a população da cidade. A equipe técnica, sob o comando do subsecretário de Mobilidade Urbana, Jadiel Vieira, verificou a manutenção e o estado de conservação dos veículos, buscando garantir a segurança e a confiabilidade do serviço público. Além disso, a fiscalização também abordou a questão da conformidade com as normas de saúde pública e ambiental. A ação demonstra o compromisso da Prefeitura em garantir a qualidade do transporte coletivo e atender às necessidades da comunidade. A expressão de satisfação...