quarta-feira, junho 24

Entidades cobram respeito às regras no turismo de baleias

No feriado prolongado de Corpus Christis, centenas de turistas e embarcações foram ao mar para avistar as baleias que nesta época do ano cruzam o mar do Litoral Norte em direção a Abrolhos, no sul da Bahia. A presença de cerca de 40 embarcações acompanhando uma baleia jovem na região do Borrifos, no sul de Ilhabela, no dia 6, sábado, assustou entidades de proteção animal e ambientalistas. Mia Morete, da Fundação Viva Verde Azul, de Ilhabela, classificou as imagens da perseguição e encurralamento da baleia por mais de 40 embarcações como uma cena triste e cruel. Segundo ela, além de desrespeitarem a legislação, desrespeitaram a baleia. O animal, normalmente jovem, de 3 a 4 anos de idade, já percorreram mais de 4,5 mil quilômetros, da área de alimentação até aqui, em Ilhabela. Hoje, o oceano é uma grande ameaça para esses animais. Existem muito barulho dos motores, apetrechos de pesca, poluição química, poluição sonora, tráfego intenso de navios, ou seja, enfrentam tudo isso antes de chegarem por aqui. Quando chegam, ao invés de terem tranquilidade, são perseguidas por mais de 40 barcos. É preciso mudar isso. Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, de Ilhabela, um dos pioneiros na transformação do avistamento de baleias em atração turística no Litoral Norte Paulista, afirmou que a observação de baleias se transformou num setor muito importante do turismo náutico na região. Segundo Cardoso, cresceu e muito o número de pessoas e de embarcações no avistamento de baleias em Ilhabela e São Sebastião nos últimos anos. Cardoso explica que a Marinha do Brasil tem ajudado, mas que estaria faltando embarcações das prefeituras, do Estado e da União na organização e fiscalização desses passeios.

Redação Jornal Expresso Regional
Imagens: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *