
No último domingo, 14, Ilhabela recebeu a visita de uma baleia-fin, a segunda maior espécie de baleia do mundo. O animal pode chegar a 20 metros de comprimento e pesar 80 toneladas. A baleia-fin é menor apenas que a baleia-azul, a gigante dos mares. O registro foi feito pelo capitão Gabriel, da embarcação Ximanguinho, uma das mais procuradas para observação de baleias na costa de Ilhabela e São Sebastião. A baleia-fin possui uma crista distinta ao longo das costas, atrás da barbatana dorsal, o que lhe confere o apelido de ‘navalha’. As baleias-fin têm uma característica peculiar: a mandíbula inferior direita é branca e a mandíbula inferior esquerda é preta. Alguns cientistas especulam que as baleias-fin usam essa característica para circular cardumes de peixes e facilitar a caça. A baleia-fin é um mamífero que filtra o alimento da água através de suas placas de barbatana. A visita da baleia-fin é um indicativo de que a região de Ilhabela tem uma grande riqueza que atrai esses animais. O capitão Gabriel postou em suas redes sociais que é muito bacana ver esses animais por aqui e que é um indicativo da riqueza da região.
Redação Jornal Expresso Regional
Imagens: Divulgação
