
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, criou um grupo de trabalho para discutir uma reforma no Judiciário. O grupo é formado por 19 juristas, magistrados e acadêmicos, e tem até o fim do ano para apresentar propostas que modernizem e melhorem o sistema. A última reforma do Judiciário ocorreu em 2004. Agora, uma das metas é a transformação digital, avaliando os impactos do uso da inteligência artificial. Entre os principais problemas enfrentados atualmente estão o excesso de recursos, regiões sem acesso à Justiça e a lentidão dos processos, como em ações previdenciárias, por exemplo. O ministro Edson Fachin afirmou que a reforma é necessária para fortalecer a confiança da população na Justiça. Além da reforma, o presidente Edson Fachin quer criar um código de ética para a Corte. A ministra Cármen Lúcia é a relatora. O Judiciário vem sendo criticado pelos chamados penduricalhos, que são pagamentos acima do teto constitucional. O grupo de trabalho tem como objetivo apresentar propostas que possam ser implementadas para melhorar o sistema de Justiça no Brasil. O prazo para apresentar as propostas é até o fim do ano.
Redação Jornal Expresso Regional
Imagens: Divulgação
