
O ex-ministro da Fazenda e pré-candidato ao governo do estado de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou que os governadores foram os primeiros a implementar medidas equivalentes à chamada ‘taxa das blusinhas’. A declaração foi dada durante sua participação no Fórum Rumos do Brasil, promovido pela Revista Veja, nesta segunda-feira em São Paulo. Haddad concordou com a medida, afirmando que corrigia uma distorção, e que foi aprovada pelo Congresso por unanimidade. No entanto, a medida foi revogada pelo governo federal. A taxa aplicava uma taxação em compras internacionais acima de US$ 50 e foi uma fonte de desgaste do governo petista. Membros do governo defenderam a manutenção do imposto, argumentando que protegeria a indústria nacional de concorrências desleais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou a cobrança dos tributos federais às compras internacionais em maio deste ano. O ICMS, imposto estadual, segue em vigência com alíquotas entre 17 e 20%. A medida teve impacto significativo nas compras online e na economia em geral. Haddad destacou a importância de entender o contexto em que a medida foi implementada e como afetou a população. A discussão sobre a taxa das blusinhas continua relevante, especialmente em relação à proteção da indústria nacional e ao impacto nas compras internacionais. É fundamental considerar os diferentes pontos de vista e as consequências da medida para a economia e a sociedade.
Redação Jornal Expresso Regional
Imagens: Divulgação
