quarta-feira, junho 24

Política

Ex-presidente da Alerj exercia poder sobre áreas do governo
Política, Rio De Janeiro

Ex-presidente da Alerj exercia poder sobre áreas do governo

A Polícia Federal informou que o ex-presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, preso desde março, exercia poder sobre diversas áreas do governo do estado do Rio de Janeiro. Essa informação foi divulgada recentemente e traz à tona a influência que o ex-presidente tinha no governo estadual. A prisão de Rodrigo Bacellar ocorreu em março e desde então, novas informações têm sido divulgadas sobre seu envolvimento em diversas áreas do governo. A Polícia Federal continua investigando o caso e novos desdobramentos são esperados. A influência de Rodrigo Bacellar no governo do Rio de Janeiro é um tema que tem gerado muita discussão e especulações. No entanto, é importante aguardar as investigações e os resultados para ter uma visão clara do que realmente ocorreu. A prisão de Rodrigo Bacellar é um exempl...
TCE-RJ investiga uso de jatinhos e helicópteros por Cláudio
Política

TCE-RJ investiga uso de jatinhos e helicópteros por Cláudio

O Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) deu prazo de 5 dias para que o governo estadual apresente informações detalhadas sobre o uso de jatinhos e helicópteros durante a gestão do ex-governador Cláudio Castro. A decisão é monocrática e foi dada pelo conselheiro José Gomes Graciosa. Em 2022, foi mostrado que Castro vinha usando o helicóptero oficial do Governo do RJ para ir a eventos particulares. Entre os deslocamentos identificados, estava um voo para a festa de aniversário do então deputado estadual e ex-presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar. O TCE-RJ destacou haver 'indícios objetivos' de possível desvio de finalidade no uso de jatinhos fretados e helicópteros pagos pelo Palácio Guanabara, mencionando suspeitas de viagens sem comprovação de interesse público, transporte de pessoa...
Comissão do Senado aprova convocação de ministro da Previdência
Política

Comissão do Senado aprova convocação de ministro da Previdência

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou a convocação do ministro da Previdência de Lula. A decisão foi tomada após discussão sobre a necessidade de esclarecimentos sobre a gestão da Previdência. O ministro será convocado para prestar esclarecimentos sobre a política de Previdência do governo. A convocação é um direito da comissão e visa esclarecer dúvidas e obter informações sobre a gestão da Previdência. A data da convocação ainda não foi definida. A comissão também discutiu a importância da Previdência para a economia e a sociedade. A convocação do ministro é um passo importante para garantir a transparência e a responsabilidade na gestão da Previdência. Redação Jornal Expresso RegionalImagens: Divulgação
São Sebastião assume manutenção da iluminação pública
Bertioga/São Sebastião, Política

São Sebastião assume manutenção da iluminação pública

A prefeitura de São Sebastião assumiu a manutenção da iluminação pública. A medida visa modernizar a rede urbana. Moradores da cidade, como Elias Souza, já pedem a iluminação da ponte em Boiçucanga. A prefeitura não divulgou prazos para a modernização. A cidade enfrenta problemas crônicos, como áreas de risco e saneamento. A prefeitura tem trabalhado para resolver esses problemas. No entanto, a população ainda aguarda melhorias. A iluminação pública é um dos principais pedidos dos moradores. Redação Jornal Expresso RegionalImagens: Divulgação
Ex-vereadora denuncia Câmara de São Sebastião por suposta transfobia
Bertioga/São Sebastião, Política

Ex-vereadora denuncia Câmara de São Sebastião por suposta transfobia

Uma ex-vereadora suplente denunciou a Câmara de São Sebastião por suposta transfobia em uma homenagem. A denúncia foi feita em uma publicação em uma rede social. A ex-vereadora relatou que a Câmara não incluiu a foto de seu pai, que teve dois mandatos, em uma homenagem. No entanto, a denúncia principal é relacionada à suposta transfobia. A Câmara de São Sebastião ainda não se manifestou sobre a denúncia. A ex-vereadora pede que a Câmara tome medidas para evitar que casos semelhantes aconteçam no futuro. A denúncia gerou reações na rede social, com alguns usuários apoiando a ex-vereadora e outros questionando a veracidade da denúncia. O caso está sendo acompanhado por muitos, que aguardam uma resposta da Câmara de São Sebastião. A denúncia é um exemplo de como as redes sociais podem ser usa...
São Sebastião inicia programa de modernização da iluminação pública
Bertioga/São Sebastião, Política

São Sebastião inicia programa de modernização da iluminação pública

A Prefeitura de São Sebastião firmou contrato com a EDP para assumir a manutenção da iluminação pública do município e iniciar um amplo programa de modernização da rede urbana. A iniciativa prevê a substituição integral das luminárias convencionais por tecnologia LED, ampliação da cobertura em áreas sem iluminação e implantação de novos pontos em bairros, travessias urbanas e espaços públicos. Com a assinatura do contrato, a Prefeitura passa a ser responsável pela manutenção da iluminação pública em toda a cidade, enquanto a EDP permanece responsável pela geração e distribuição de energia elétrica. A expectativa é que, em até nove meses, 100% da iluminação pública do município seja modernizada com tecnologia LED. O projeto prevê aumento estimado de 70% na eficiência energética e redução de...
Justiça condena Valdemar Costa Neto a pagar R$ 20
Política

Justiça condena Valdemar Costa Neto a pagar R$ 20

A Justiça condenou o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, a pagar R$ 20 mil ao Diretório Nacional do PT. A ação movida pelo partido pedia uma indenização pelas declarações do ex-deputado em setembro de 2025. Na ocasião, ele havia dito que os atos golpistas de 8 de Janeiro foram organizados pelo partido governista. A decisão da 5ª Vara Cível de Brasília considerou que a afirmação de Costa Neto não se trata de uma opinião ou crítica política genérica, mas de alegações que extrapolam a crítica político-ideológica e ingressam na seara da imputação de conduta criminosa específica. Valdemar Costa Neto havia dito que haveriam imagens de militantes do PT entrando e saindo dos prédios dos Três Poderes durante o 8 de Janeiro. Ele também disse que houve o planejamento de um golpe no Brasil, mas neg...
Deck na orla da praia do Massaguaçu é interditado
Caraguatatuba, Política

Deck na orla da praia do Massaguaçu é interditado

A Prefeitura de Caraguatatuba interditou o deck de madeira localizado na orla da praia do Massaguaçu, na região norte do município, após vistoria da Defesa Civil. A estrutura apresenta dano e instabilidade, e para prevenir acidentes a Defesa Civil proibiu circulação na área. A interdição será mantida até que sejam feitas obras de reparo e reforço. O deck é utilizado por moradores e turistas em suas caminhadas diárias ou por ciclistas. Segundo a prefeitura, a interdição por risco de desabamento é uma medida de segurança emergencial emitida pela Defesa Civil porque a edificação oferece perigo iminente de colapso. Redação Jornal Expresso RegionalImagens: Divulgação
Câmara de Caraguatatuba vota projetos de cemitérios verticais
Caraguatatuba, Política

Câmara de Caraguatatuba vota projetos de cemitérios verticais

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizará nesta terça-feira a 15ª sessão ordinária do ano, com discussão e votação de dois projetos em pauta. O Projeto de Lei Complementar nº 06/26, de autoria do Poder Executivo, trata da implantação, organização e prestação dos serviços de cemitérios verticais e crematórios no município. Além disso, será analisado o Projeto de Lei nº 47/26, que cria regras para a regularização de imóveis residenciais e comerciais construídos em desacordo com a legislação urbanística. A proposta permite que os proprietários regularizem os imóveis mediante cumprimento de exigências técnicas e pagamento de taxas previstas em lei, garantindo acesso a documentos como habite-se, averbação em cartório e possibilidade de financiamento e venda regular do imóvel. As sessões da ...
Litoral Norte de SP é um dos principais exemplos
Litoral Norte, Política

Litoral Norte de SP é um dos principais exemplos

O Litoral Norte de São Paulo voltou ao centro do debate sobre mudanças climáticas no Estado após a aprovação, pelo Conselho Estadual de Mudanças Climáticas (CEMC), de uma moção que recomenda aos municípios a atualização dos mapas de áreas de risco e a revisão dos instrumentos de planejamento urbano. A proposta foi apresentada pelo Instituto Conservação Costeira (ICC) e parte de um diagnóstico direto: o planejamento territorial não está acompanhando a velocidade das transformações ambientais e da ocupação urbana — cenário que se manifesta de forma evidente na região. Hoje, três dos quatro municípios do Litoral Norte ainda utilizam mapeamentos antigos para identificar áreas de risco. Ilhabela e Ubatuba operam com dados de 2006, enquanto Caraguatatuba trabalha com estudos de 2010. Apenas São ...